top of page
evento_lilian_4.png

EDITAL DE

SELEÇÃO DO

WORKSHOP

ENCERRADO

Workshop de Análise de Risco de Doenças em Animais Selvagem  

 

     A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) tem recomendando fortemente a inclusão do monitoramento da fauna silvestre nos programas de vigilância sanitária e países desenvolvidos, como Estados Unidos e países europeus, já adotaram programas especiais nesse sentido. Incorporar o monitoramento de doença em animai silvestre à vigilância, de forma integrada, tanto passiva como ativa, em um país como o Brasil, com grande extensão territorial e diferentes realidades socioculturais e econômicas constitui-se em um grande desafio. 
     Neste sentido, ferramentas que auxiliem na análise e prevenção de riscos de doenças que possam circular entre a fauna silvestre e doméstica, são de extrema valia. O processo conhecido como Análise de Risco de Doenças para Vida Selvagem – Wildlife Disease Risk Analisys (DRA) foi adotado pela União Internacional para Conservação da Natureza (Internation Union for Conservation of Nature – IUCN) e outras organizações, como a Organização Mundial de Saúde Animal (World Organization for Animal Health – OIE) com essa abordagem para analisar e gerenciar os possíveis resultados de situações envolvendo doenças em animais selvagens. As doenças têm implicações imediatas para a conservação de espécies, bem como uma relevância mais ampla para outras disciplinas, incluindo a saúde humana, pecuária, agricultura, comércio e serviços ecossistêmicos.   
    A divulgação da ferramenta pela primeira vez nas regiões Norte e Nordeste e a segunda vez no Brasil, em parceria com o CPSG Brasil - Grupo de Especialista em Planejamento para a conservação (Conservation Planning Specialist Group - www.cpsg.org/) e demais parceiros, permite identificar os riscos de doenças em animais silvestres, sistematizar dados e analisá-los de modo a propor recomendações de manejo para que as organizações possam prever e minimizar esses riscos antes que as doenças acometam animais domésticos e humanos e antes que sejam perdidos espécimes silvestres. Ainda, essas informações e recomendações sistematizadas podem ser a base para se gerar políticas nestas regiões, que ainda carecem de ferramentas para monitoramento e análises de risco de saúde em animais silvestres. 
    A análise de risco de doenças para Vida Selvagem pode e deve ser aplicada a uma variedade de situações, incluindo a translocação animal ou reintrodução, mas também na expansão agrícola, planejamento de conservação e turismo, desenvolvimento de redes de design residencial, indústrias, planejamento de uso da terra, planejamento de santuários e recintos, avaliação dos riscos do comércio alimentício e inclusive avaliação de risco para funcionários da área da saúde.  

dra fig_editado.png
    O workshop terá VAGAS LIMITADAS - 30 participantes que serão selecionados através de carta de intenção e currículo.
 
    O curso será ministrado em português, porém com material didático em Espanhol ou Inglês, sendo imprecindível que os candidatos demonstrem capacidade de leitura e interpretação de texto em um dos idiomas acima. 
 
   Os palestrantes e facilitadores deste curso foram capacitados em 2017 pelo Dr. Richard M. Jakob-Hoff representante da IUCN/CPSG e autor do Manual de procedimentos para análise de doenças em animais selvagens IUCN/OIE.  
      Com este evento buscamos divulgar esta ferramenta para profissionais que possam aplicá-la e usá-la em planejamento estratégico para análise de risco de doenças em animais selvagens em suas respectivas instituições e/ou projetos. ​​​​​​​​

PROCESSO SELETIVO - CRONOGRAMA

DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE CARTA DE INTERESSE E CURRÍCULO: 22/03/2019

Data prevista para divulgação dos selecionados: 27/03/2019

Data limite para efetivação da inscrição e pagamento pelos selecionados: 01/04/2019

 

A inscrição e documentos devem ser encaminhados através do e-mail do evento: simposiosaudeunica@gmail.com

O edital para seleção encontra-se abaixo para download 

bottom of page